sábado, 18 de abril de 2015

Considerações prévias ao V Congresso Nacional da Frente Integralista Brasileira – II



Sérgio de Vasconcellos

Prossigo com as Considerações iniciadas anteriormente, expondo a distinção entre Doutrina e Programa, no Integralismo.

A Doutrina do Integralismo é aquele conjunto de Princípios sistematizados pela Filosofia Integralista, que sumarizei no Artigo antecedente. O Programa Integralista é o projeto que contêm as nossas soluções para os Problemas Nacionais, e que resulta da interação de nossa Doutrina com a realidade concreta. Assim, enquanto a Doutrina Integralista permanece inalterável, o nosso Programa deve ser objeto de constante atualização.

Ao longo de suas mais de oito décadas de intensa atividade política e social, o Movimento Integralista apresentou inúmeras soluções conjunturais para os Problemas Nacionais, algumas aproveitadas até por Autoridades Governamentais anti-Integralistas...

Mas, aqui surge uma questão importante para a atual geração dos Soldados de Deus e da Pátria: Um é o Programa para execução em PLENA vigência do Estado Integral, outro é o conjunto de nossas propostas ainda na vigência do Estado liberal, pois, a Nação sofre e soluções imediatas são requeridas. Essa distinção pode ser observada até mesmo na História do Movimento: O Manifesto Programa de 1936 é claramente orientado para o Estado Integral, e o Manifesto do Partido de Representação Popular (1946) é nitidamente voltado para as circunstâncias de um Brasil Pós-guerra e bem distante da instauração do Estado Integral.

Sendo realista, o Estado Integral, meta de toda a nossa ação política, não está próximo. Assim, sugiro aos Companheiros que nos voltemos para a elaboração de um Programa que traga soluções factíveis dentro do atual regime liberal, abordando não só os temas considerados prementes pela Opinião Pública, educação, saúde, segurança, etc., mas, também aqueles pouco visíveis, mas, igualmente vitais ao futuro do Brasil, como as Relações Internacionais, por exemplo. E que tornemos tais soluções conhecidas para a População, através de campanha o quanto possível massiva, com impacto positivo em nossa imagem.

Pelo bem do Brasil!

Anauê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário