terça-feira, 13 de julho de 2010

Deus no Integralismo

Sérgio de Vasconcellos

Muitos pseudo-Integralistas ou neo-Integralistas, rejeitam a idéia de Deus e proclamam-se ateus (uns poucos se dizem agnósticos).

No entanto, a crença em Deus é fundamental na Doutrina Integralista. O Integralismo afirma peremptoriamente a existência de Deus, e critica e condena o ateísmo e o agnosticismo.

A questão de Deus não é despicienda para o Integralismo. Plínio Salgado, na “Quarta Humanidade”, nos diz:
“A concepção do Estado e da Sociedade está ligada à concepção do próprio Universo. É da idéia do Cosmos que deriva o senso das finalidades humanas. É do sentido das finalidades humanas que procede o pensamento da organização social. É do pensamento da organização social que decorre a orientação política, com influencia, por sua vez, na Sociedade e no Estado.”

No Integralismo, Deus vem antes de tudo. Eis o que dizem as “Diretrizes Integralistas”:
“I) O Integralismo compreende o Mundo de um modo total, e pretende construir a Sociedade, segundo a hierarquia de seus valores espirituais e materiais, de acordo com as leis que regem os seus movimentos e sob a dependência da realidade primordial, absoluta e suprema, que é Deus.
“II) Essa hierarquia, na qual se fundam o princípio e o exercício da Autoridade, faz prevalecer o Espiritual sobre o Moral, o Moral sobre o Social, o Social sobre o Nacional, e o Nacional sobre o Particular”.

O Chefe Nacional Plínio Salgado, iniciou o Manifesto de Outubro - documento de fundação do Integralismo -, com a seguinte frase: “Deus dirige os destinos dos Povos”. E, mais recentemente, dentro do melhor espírito Integralista, assim começa o Manifesto da Juventude: “Deus está acima de tudo”.

Conseqüentemente, um “Integralista” ateu ou agnóstico, não é um Integralista de fato. Não há lugar para ateus e agnósticos nas fileiras do Integralismo.

Antes de terminar, apenas mais um comentário: É muito curioso que os comunistas - ateus por definição ideológica - critiquem a nossa crença em Deus. Parece-me bem melhor acreditar na existência de Deus, do que acreditar no marxismo, que já demonstrou o seu fracasso em todos os países em que chegou ao poder...

3 comentários:

  1. Acredito em Deus mas não em Jesus. Posso ser integralista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Integralismo é uma Frente Única Espiritualista, ou seja, dele podem fazer parte Brasileiros de quaisquer Religiões, Cristãs e não-Cristãs. Apenas ateus e agnósticos não podem participar do Movimento Integralista. Anauê!

      Excluir
  2. O Brasil não é sério, eu vejo o pcdob e o babaca do aldo rebelo defendo ruralista. eu vejo o pt que é igual ao psdb. então olho para a monarquia brasileira e ali também não tem programa nenhum.
    Brasil é colonia. E isso inclui o seus intelectuais, estes ao elaborar a sua doutrina, incluem os interesses dos grupos de poder que ali estão.
    A separação entre estado e religião foi um ganho inequívoco.
    Religião é algo do interesse privado do indivíduo. A religão é algo invididual.
    Nem mesmo os nazistas obrigavam uma religião ao seus cidadãos.

    ResponderExcluir